Conforme edição 549, de agosto 2017, a aprendizagem cognitiva é responsável por armazenar o
conhecimento adquirido no cérebro e resgatá-lo sempre que necessário. Para cada tarefa diária realizada há
atividades cerebrais em exercício, chamadas de funções cognitivas. Elas se classificam em:
Atenção
É a função que cada indivíduo tem de se concentrar, muitos têm dificuldade de permanecer atentos em
um ambiente barulhento enquanto que outros são capazes de ler numa situação de conversas e ruídos. A atenção
pode ser seletiva, quando se seleciona um estímulo para concentrar a atenção, como ler um livro ao invés de
assistir TV; ou dividida, quando se presta atenção em mais de um estímulo ao mesmo tempo, por exemplo,
conversar enquanto dirige um veículo, trabalhar no computador enquanto atende ao telefone. A atenção
também é um pré-requisito fundamental para o processo de memorização.
Memória
É a capacidade de armazenar informações, lembrar-se delas e utilizá-las no presente, por isso é uma das
funções cognitivas mais utilizadas pelo ser humano em seu dia a dia. O bom funcionamento da memória depende
do nível de atenção que se investe na informação obtida. A memória tem um mecanismo para reter ou descartar
informações, sua validade pode ser de curta duração, que guarda informações por alguns minutos possibilitando,
por exemplo, discar um número de telefone que alguém acabou de dizer ou repetir algumas frases de um texto
lido naquele exato momento; ou longa duração, que tem a capacidade de armazenar lembranças de fatos
ocorridos na infância, conteúdos escolares, fisionomias ou nomes de pessoas que não se vê há muito tempo!
Linguagem
É a função pela qual o indivíduo comunica suas ideias e sentimentos. Há três tipos de linguagem que se
usa para comunicação: verbal (fala e escrita), não-verbal (gestos e desenhos) e mista (união da fala ou escrita e
imagens). A linguagem corporal é um exemplo de linguagem não-verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções. A linguagem dos sinais é outro exemplo de linguagem não-verbal, pois através das libras os surdos-mudos se comunicam com outras pessoas. As histórias em quadrinhos são um exemplo de linguagem mista que utiliza, simultaneamente, imagens e escrita para se comunicar.
Percepção
É o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos oferecidos pelo meio ambiente. As
informações que o cérebro recebe podem ser reconhecidas pelos órgãos do sentido, por exemplo, um indivíduo
com seus olhos vendados reconhece um objeto pelo tato, sentindo a textura (áspero ou macio, duro ou mole), a
forma (quadrado, redondo, grande…) O mesmo processo ocorre com os outros sentidos como o olfato ao
reconhecer o cheiro de fumaça, a gustação que identifica se algo é doce ou salgado, a audição que reconhece se o
som é de piano ou violino e a visão que impede o motorista ultrapassar o sinal vermelho ao dirigir um veículo.
Funções executivas
São responsáveis pelo planejamento e execução das tarefas diárias que incluem o raciocínio, lógica,
estratégia, decisão e resolução de problemas. A cada novo dia elas são produzidas e reorganizadas para vencer os
desafios que surgem, lançando mão de estratégias para superá-los.
Não existe separação entre as funções cognitivas, pois elas interagem entre si no ser humano que é
integral. Sua classificação existe apenas para fins educativos e para melhor compreensão do seu desempenho.
Qualquer dificuldade no desenvolvimento destas funções ocasionará distúrbios como déficit de atenção,
hiperatividade, dislexia… que são diagnosticadas por laudos médicos, por isso é imprescindível que se faça um
acompanhamento periódico para o tratamento de tais deficiências.
Professora Ednalda Maria Montanha