Quanto mais se vive, mais se aprende… Como diriam os avós: “Vivendo e aprendendo!” O aprendizado nos acompanha desde o nascimento até a morte. A aprendizagem é definida como o processo ou atividade que resulta no conhecimento adquirido. E cognição é o processo responsável por armazenar o conhecimento adquirido e resgatá-lo sempre que for necessário.
Como se houvesse no cérebro um arquivo enorme, com um número infinito de gavetinhas e nelas fossem armazenados, separadamente por assunto, os conhecimentos adquiridos (cognição). À medida que se necessita de alguma informação, automaticamente a gaveta é aberta e você pode utilizar o conhecimento cognitivo que foi armazenado. Assim, quanto mais se lê e estuda, maior é a quantidade de aprendizagem armazenada no arquivo de sua memória!
Há vários níveis de cognição que variam conforme a espécie da criação. Tanto o animal racional, seres humanos, quanto o irracional, animais, têm aprendizagem cognitiva. A ciência tem descoberto que os animais têm capacidades mentais espantosas de aprendizagem. A comunicação dos golfinhos é super desenvolvida, as galinhas e ovelhas são capazes de reconhecer até 100 pessoas diferentes, os pássaros dançam e camundongos cantam, ambos para conquistarem suas fêmeas.
Porém poucos animais são tão estudados quanto os cães. Eles têm uma capacidade extraordinária de acompanhar movimentos rápidos com os olhos. Eles aprendem tanto através do olhar que se tornam capazes de antecipar os movimentos dos seus donos. Se o dono caminha na direção de um cão para abraçá-lo ou para brigar, ele percebe antes e antecipa a reação. Os cachorros são os animais que melhor conhecem o ser humano, daí decorre o ditado: “O cão é o melhor amigo do homem”.
Mas… E a aprendizagem cognitiva do ser humano? Cada indivíduo nasce com a capacidade neurológica para adquirir conhecimento por intermédio de um ambiente estruturado como família, escola ou trabalho. Nos primeiros anos do ensino escolar aprende-se que os seres humanos têm um nível superior de aprendizagem que o diferencia dos outros animais, por isso é chamado de animal racional.
A criança aprende por estímulos, desde seu nascimento ela constrói o conhecimento através das experiências com o meio em que ela vive. Ao chegar na fase pré-escolar ela faz associações de todo o conhecimento já obtido com o apresentado em sala de aula. E assim ocorre no decorrer de todo processo da aprendizagem escolar. A aprendizagem cognitiva do estudante pode contribuir sobremaneira na explanação do professor e assim haver uma interação de conhecimentos entre educando e educador. Um fator importante da relação entre aprendizagem e cognição é a motivação. A aprendizagem ganhará repouso numa mente motivada!
Quanto maiores os estímulos do ambiente de uma pessoa, maior a ênfase na aprendizagem de um novo comportamento. Neste processo o feedback positivo ou negativo é muito importante, pois ajuda a discernir o que poderá ser mantido ou descartado na aprendizagem. Ao finalizar esta abordagem é importante saber que a aprendizagem humana está totalmente relacionada à decisão de aprender! É uma opção pessoal ficar pensando no “nada” ou se dispor à aprendizagem, criar um grande armazenamento cognitivo que o fará conversar sobre qualquer assunto independente do ambiente e pessoas que o cercam!
Professora Ednalda Maria Montanha